Plano de Voo é um espetáculo teatral híbrido que se utiliza da contação de história com o auxílio de bonecos e materiais de cena cuidadosamente confeccionados com base nos projetos e na vida de Alberto Santos=Dumont, considerado o pai da aviação.
Essa montagem revela ao público o legado deste ilustre brasileiro autodidata e visionário que se tornou designer, inventor, engenheiro, mecânico, construtor, cientista, escritor e esportista. Um exemplo que confirma a capacidade e qualidade da nação brasileira perante o mundo!
É um espetáculo que resgata o orgulho de ser brasileiro e da qualidade inventiva de nosso povo de forma poética e informativa.
O sonho de voar sempre instigou os seres humanos desde a aurora da civilização. De forma bem-humorada, Biruta e Ventarola contam a história de um brasileiro tenaz, inovador, que nunca desistiu deste sonho, enxergando oportunidades em objetos e mecanismos perfeitamente funcionais, impressionando o mundo com sua genialidade ao realizar o primeiro voo com “o-mais-pesado-que-o-ar”: o 14 BIS.
Com o auxílio da imaginação, de bonecos, efeitos sonoros e da reprodução de ideias, projetos e experimentos de Santos=Dumont, esses dois contadores cênicos revelam ao público como a determinação do menino de Minas Gerais fez dele um inventor e herói brasileiro.
PLANO DE VOO A HISTÓRIA DE SANTOS DUMONT, UM HERÓI BRASILEIRO
Texto e Direção: O grupo
Assessoria cênica: Cesar Augusto Camargo
Atores/manipuladores: Alexander Kleine e João Vasconcellos
Figurino: Ruth Horst Kleine
Sonoplastia: Alexander Kleine e João Vasconcellos
Concepção de luz: Carlos Azevedo
Fotos: Adriana Marchiori, Camila da Cunha e Gabriela Carpena Kleine